Notícias

30 Novembro 2017

Zoran Maki rende Jovic

Clube Desportivo 1º de Agosto

O técnico sérvio Zoran Manoljovic "Maki" será apresentado nos próximos dias pela direcção do Clube Desportivo 1º de Agosto, como o novo líder da equipa técnica militar, em substituição de Dragan Jovic que deixou o cargo por questões da saúde, depois da disputa da final da Taça de Angola, em que os militares perderam, por 2-1.
De acordo com uma fonte ligada ao campeão nacional, Zoran Maki assinou contrato recentemente para os próximos dois anos, e já começou a trabalhar no plano administrativo para  a composição do plantel para o ano de 2018, época em que os agostinos vão estar engajados em quatro competições, designadamente, Supertaça, Girabola Zap, eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos e a Taça de Angola.
Depois de algumas indefinições, as duas partes acertaram o "casamento" que os liga até 2019, enquadrado na filosofia pretendida pelos rubro -negros de apostar na escola de futebol da Europa do Leste. 
A indicação de Zoran Maki foi do antigo técnico Dragan Jovic que liderou a formação do rio seco durante os últimos três anos e meio, e conquistou dois campeonatos nacionais e uma Supertaça. 
Para além do bi-campeonato nacional e da Supertaça, a equipa militar sob comando do bósnio Dragan Jovic terminou em duas ocasiões na segunda posição do Girabola Zap, em 2014 e 2015.    
Maki chegou a Angola como técnico -adjunto na formação do Kabuscorp do Palanca, depois passou à condição de principal, e também já orientou o Sagrada Esperança da Lunda - Norte. 
De acordo com a mesma fonte, na mesa das propostas surgiram nomes como o do  jugoslavo Zoran Filipovic,  dos portugueses Jaime Pacheco, Jorge Costa, António Caldas, Álvaro Magalhães e Bernardino Pedroto.

NEBLÚ E JACQUES
Campeão agita mercado com reforços


O internacional Neblú deve ser anunciado a qualquer momento como reforço do 1º de Agosto, para as próximas duas épocas, apurou o Jornal dos Desportos de fonte ligada ao clube militar.Além da baliza, o campeão nacional está de olho no ataque, posições que foram determinantes para os rubro - negros regressarem aos triunfos. De acordo informações que tivemos acesso, há mais dois atletas que fecharam  contrato,  um deles pode ser o avançado Jacques, que representou o Kabuscorp.
Ao contrário do que sucedeu no caso de Neblú, a nossa fonte recusou-se a fornecer detalhes relacionados com a contratação do atacante e do outro reforço, cujos nomes foram omitidos, mas foi possível apurar que um atleta é para um dos corredores laterais.
O JD sabe que a intenção é de reforçar estes sectores com um guarda-redes, e  um atacante de peso e estavam na lista de prioridades do campeão nacional, dados os objectivos  traçados para a Supertaça, Girabola, Taça de Angola e a entrada para a fase de grupos da Champions, as quatro provas do calendário futebolístico de 2018.
De resto, segundo ainda o nosso interlocutor, os atletas contratados possuem os perfis exigidos e vão ao encontro das ambições dos militares, de elevarem o seu nível competitivo para alcançarem as metas estabelecidas.
"O 1º de Agosto está no mercado sem fazer grandes alaridos para comprar bem, mas sem entrar em grandes loucuras financeiras. A ideia é comprar bem, e sem fugir ao que é a realidade financeira do clube e do futebol nacional", precisou a fonte que estamos a citar. 
Betumeleano Ferrão

PRÓXIMA  ÉPOCA
Wilson sem hipóteses de voltar 

A contratação de Neblú é capaz de fechar, por enquanto, a porta de regresso de Wilson ao 1º de Agosto. A intenção dos militares de contarem com os préstimos do guarda-redes estão goradas, pois, surgiram adversidades que atrapalharam o negócio quando  parecia finalizado.
Os campeões nacionais estavam no mercado, atrás de um concorrente para o experiente Tony, e as qualidades de Wilson eram as ideias para alcançar esse objectivo, mas o atleta acabou por ser preterido por Neblú, e não teve direito a nova chance de suar a camisola rubro -negra.
Os dois guarda-redes estavam livres no mercado, mas o nosso diário soube que o 1º de Agosto estava mais inclinado a contratar Wilson, mas quando as coisas aparentavam estar bem encaminhadas, consta que uma pessoa próxima ao atleta chegou a falar com alguém da direcção militar. O acordo que parecia ser uma questão de tempo, acabou por nunca acontecer.
A inesperada saída de Neblú do Interclube, acabou por ter um peso decisivo, na escolha final feita pela 1º de Agosto. O JD sabe que surgiram duas correntes opostas no seio do clube, e no final prevaleceu a que defendia a não contratação de Wilson, face à maneira pouco pacífica como este saiu do 1º de Agosto. Foi o pretexto usado para ser vetado, pelos que se opuseram ao seu regresso. 
Na altura, os militares tiveram de ir ao mercado e contrataram Neblú ao ASA para colmatar a saída deste, que em Janeiro de 2012 não renovou quando o processo negocial parecia bem encaminhado, mas preferiu assinar pelo Interclube de Angola.
O internacional Wilson, 33 anos de idade, foi descoberto para o futebol angolano pelo Clube Recreativo da Caála. As suas boas exibições acabaram por despertar a cobiça do 1º de Agosto, foi contratado em 2010, na época de estreia de Ljubinko Drulovic. 
Ao serviço dos militares, o atleta chegou a vencer um único título, a Supertaça 2010, frente ao Petro de Luanda. Além disso, a titularidade no 1º de Agosto acabou por ser determinante para ser convocado para a selecção nacional. Curiosamente, foi depois do regresso de Cabinda, onde a equipa nacional fez o estágio com vista o CAN 2012, que se transferiu para o Interclube de Angola.

Fonte: Jornal dos desportos

Classificação

Pos Clube Pts
1 1º de Agosto 1º de Agosto 65
2 Petro de Luanda Petro de Luanda 62
3 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 53
4 Kabuscorp Palanca Kabuscorp Palanca 50
5 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 48
6 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 48
7 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 41
8 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 41
9 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 41
10 1º de Maio de Benguela 1º de Maio de Benguela 40
11 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 33
12 Progresso da Lunda Sul Progresso da Lunda Sul 32
13 Académica do Lobito Académica do Lobito 30
14 JGM do Huambo JGM do Huambo 30
15 ASA ASA 26
16 Santa Rita de Cássia FC Santa Rita de Cássia FC 20
Patrocinador Oficial ZAP
© 2017 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software