Notícias

10 Junho 2019

Sorteio do Girabola está agendado para o dia 19

A Federação Angolana de Futebol (FAF) realiza, no dia 19 deste mês, às 10h00, o sorteio, emparceiramento e a calendarização do Girabola'2019/20, na Urbanização Nova Vida, em Luanda, na presença dos técnicos e dirigentes dos clubes.

De acordo com a proposta do calendário de provas para a época de 2019/20 do Conselho Técnico Desportivo da FAF, a primeira jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola, começa no próximo dia 16 de Agosto, com o desafio da ronda inaugural. 
Depois da disputa da 12ª jornada nos dias 1 e 2 de Novembro, a prova regista a primeira interrupção para a preparação da Selecção Nacional de Honras, tendo em vista o desafio da Data FIFA e outros compromissos internacionais. A Data FIFA está marcada para 11 de Novembro.
A competição reata no próximo dia 27 de Novembro, com os jogos da 13ª jornada, encerrando a primeira volta a 15 de Dezembro.
O segundo turno do Campeonato Nacional da I Divisão arranca no dia 20 de Dezembro, com as partidas da 16ª jornada. A competição, que finaliza no dia 17 de Maio de 2020, com a disputa da 30ª jornada, vai contar nesta edição com a participação do Ferrovia do Huambo, Benfica do Lubango e 1º de Maio.
Para o escalão imediatamente inferior foram despromovidos o Kabuscorp do Palanca, ASA e Saurimo FC. 
Antes da realização do sorteio, membros do Conselho Técnico da FAF, directores técnicos e treinadores vão debater e aprovar a proposta do programa anual das provas do organismo reitor do futebol nacional.
A época abre no princípio do mês de Agosto com os jogos da Supertaça entre 1º de Agosto, tetracampeão nacional e Desportivo da Huíla (finalista derrotado da Taça de Angola). O desafio da primeira mão disputa-se no dia 4 de Agosto, ao passo que o da segunda está aprazado para 11 do mesmo mês. De 5 a 8 de Agosto realiza-se um seminário de licenciamento de clubes, nas instalações da FAF..
Os dezasseis avos de final da Taça de Angola estão marcados para 8 de Janeiro, e os oitavos de final no dia 6 de Fevereiro.
Para a próxima época futebolística, a final da Taça de Angola disputa-se no dia 29 de Abril, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda. Antes, as meias-finais estão agendadas para 2 de Abril, enquanto os quartos-de-final disputam-se a 5 de Março.
O primeiro período ou fase de inscrição, revalidação de licenças e transferências jogadores começa no próximo dia 15 de Julho e encerra a 3 de Agosto, nas associações provinciais. 
O torneio Zonal de Apuramento ao Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2020/2021, começa no próximo dia 30 de Janeiro.

Conselho Técnico propõe calendário dos provinciais

A Federação Angolana de Futebol (FAF) divulgou uma proposta da calendarização para as associações provinciais, tendo em vista a próxima época no país, em comunicado do organismo reitor da modalidade no país.
Segundo a proposta da FAF, os campeonatos provinciais devem iniciar no mês de Julho e terminar a 15 de Novembro , e os campeões qualificam-se para a disputa do torneio de apuramento para o Girabola'2020/2021.
No dia 18 de Novembro, as associações provinciais devem indicar os seus representantes para a disputa da Taça de Angola e o torneio de apuramento para o Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola.
A FAF marcou para o próximo dia 15 de Janeiro, o sorteio do zonal de qualificação ao Girabola e da fase nacional da Taça de Angola. 
De acordo com o comunicado número 23 da FAF, datado de 6 de Junho, no torneio de apuramento participam apenas as equipas que disputaram os respectivos campeonatos provinciais.
O molde de disputa e o número de séries da Segundona serão definidas durante a realização do sorteio no mês de Janeiro, nas instalações da FAF, na Urbanização Nova Vida. O organismo reitor divulgou também, no mesmo comunicado, as datas das provas oficiais. De 2 a 10 de Setembro disputam-se os jogos amistosos e oficiais da Data FIFA, o que volta a acontecer de 7 a 15 de Outubro. De 4 a 15 de Dezembro disputa-se o torneio da Taça Cosafa, onde a Selecção Nacional Sub-20 pode marcar presença, em local a ser anunciado pela organização.

Fonte: Jonal de Angola

Classificação

Pos Clube Pts
1 1º de Agosto 1º de Agosto 3
2 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 3
3 Sporting de Cabinda Sporting de Cabinda 3
4 Kuando Kubango FC Kuando Kubango FC 3
5 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 3
6 Petro de Luanda Petro de Luanda 1
7 Williet S.C Williet S.C 1
8 1º de Maio de Benguela 1º de Maio de Benguela 0
9 Académica do Lobito Académica do Lobito 0
10 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 0
11 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 0
12 Santa Rita de Cássia FC Santa Rita de Cássia FC 0
13 Ferrovia do Huambo Ferrovia do Huambo 0
14 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 0
15 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 0
16 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 0
Patrocinador Oficial ZAP
© 2019 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software