Notícias

10 Junho 2019

Sorteio do Girabola está agendado para o dia 19

A Federação Angolana de Futebol (FAF) realiza, no dia 19 deste mês, às 10h00, o sorteio, emparceiramento e a calendarização do Girabola'2019/20, na Urbanização Nova Vida, em Luanda, na presença dos técnicos e dirigentes dos clubes.

De acordo com a proposta do calendário de provas para a época de 2019/20 do Conselho Técnico Desportivo da FAF, a primeira jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola, começa no próximo dia 16 de Agosto, com o desafio da ronda inaugural. 
Depois da disputa da 12ª jornada nos dias 1 e 2 de Novembro, a prova regista a primeira interrupção para a preparação da Selecção Nacional de Honras, tendo em vista o desafio da Data FIFA e outros compromissos internacionais. A Data FIFA está marcada para 11 de Novembro.
A competição reata no próximo dia 27 de Novembro, com os jogos da 13ª jornada, encerrando a primeira volta a 15 de Dezembro.
O segundo turno do Campeonato Nacional da I Divisão arranca no dia 20 de Dezembro, com as partidas da 16ª jornada. A competição, que finaliza no dia 17 de Maio de 2020, com a disputa da 30ª jornada, vai contar nesta edição com a participação do Ferrovia do Huambo, Benfica do Lubango e 1º de Maio.
Para o escalão imediatamente inferior foram despromovidos o Kabuscorp do Palanca, ASA e Saurimo FC. 
Antes da realização do sorteio, membros do Conselho Técnico da FAF, directores técnicos e treinadores vão debater e aprovar a proposta do programa anual das provas do organismo reitor do futebol nacional.
A época abre no princípio do mês de Agosto com os jogos da Supertaça entre 1º de Agosto, tetracampeão nacional e Desportivo da Huíla (finalista derrotado da Taça de Angola). O desafio da primeira mão disputa-se no dia 4 de Agosto, ao passo que o da segunda está aprazado para 11 do mesmo mês. De 5 a 8 de Agosto realiza-se um seminário de licenciamento de clubes, nas instalações da FAF..
Os dezasseis avos de final da Taça de Angola estão marcados para 8 de Janeiro, e os oitavos de final no dia 6 de Fevereiro.
Para a próxima época futebolística, a final da Taça de Angola disputa-se no dia 29 de Abril, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em Luanda. Antes, as meias-finais estão agendadas para 2 de Abril, enquanto os quartos-de-final disputam-se a 5 de Março.
O primeiro período ou fase de inscrição, revalidação de licenças e transferências jogadores começa no próximo dia 15 de Julho e encerra a 3 de Agosto, nas associações provinciais. 
O torneio Zonal de Apuramento ao Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2020/2021, começa no próximo dia 30 de Janeiro.

Conselho Técnico propõe calendário dos provinciais

A Federação Angolana de Futebol (FAF) divulgou uma proposta da calendarização para as associações provinciais, tendo em vista a próxima época no país, em comunicado do organismo reitor da modalidade no país.
Segundo a proposta da FAF, os campeonatos provinciais devem iniciar no mês de Julho e terminar a 15 de Novembro , e os campeões qualificam-se para a disputa do torneio de apuramento para o Girabola'2020/2021.
No dia 18 de Novembro, as associações provinciais devem indicar os seus representantes para a disputa da Taça de Angola e o torneio de apuramento para o Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola.
A FAF marcou para o próximo dia 15 de Janeiro, o sorteio do zonal de qualificação ao Girabola e da fase nacional da Taça de Angola. 
De acordo com o comunicado número 23 da FAF, datado de 6 de Junho, no torneio de apuramento participam apenas as equipas que disputaram os respectivos campeonatos provinciais.
O molde de disputa e o número de séries da Segundona serão definidas durante a realização do sorteio no mês de Janeiro, nas instalações da FAF, na Urbanização Nova Vida. O organismo reitor divulgou também, no mesmo comunicado, as datas das provas oficiais. De 2 a 10 de Setembro disputam-se os jogos amistosos e oficiais da Data FIFA, o que volta a acontecer de 7 a 15 de Outubro. De 4 a 15 de Dezembro disputa-se o torneio da Taça Cosafa, onde a Selecção Nacional Sub-20 pode marcar presença, em local a ser anunciado pela organização.

Fonte: Jonal de Angola

Classificação

Pos Clube Pts
1 1º de Agosto 1º de Agosto 40
2 Petro de Luanda Petro de Luanda 39
3 Académica do Lobito Académica do Lobito 28
4 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 28
5 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 28
6 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 26
7 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 24
8 Williet S.C Williet S.C 22
9 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 20
10 Sporting de Cabinda Sporting de Cabinda 18
11 Kuando Kubango FC Kuando Kubango FC 18
12 Ferrovia do Huambo Ferrovia do Huambo 15
13 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 15
14 Santa Rita de Cássia FC Santa Rita de Cássia FC 12
15 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 12
16 1º de Maio de Benguela 1º de Maio de Benguela 8
Patrocinador Oficial ZAP
© 2020 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software