Notícias

26 Abril 2020

Roque Sapiri: “Aguardamos pelo Girabola com grande expectativa”

O treinador do Sagrada Esperança, Roque Sapiri, não acredita que as equipas do Girabola ZAP 2019/2020 vão regressar mais fortes à competição tão logo sejam ultrapassados os embaraços causados pela pandemia da Covid-19, que forçaram a paralisação de todas as actividades desportivas.

Roque Sapiri considera que pelo impacto que a doença provocou, à semelhança do que se verifica noutras actividades que movimentam multidões, o mundo do futebol não será o mesmo, pelo que vai ser preciso tempo, coragem e determinação para se conseguir superar o trauma causado pelo novo coronavírus.

“Não sei se as equipas vão regressar mais ou menos fortes à competição, mas a verdade é que o mundo do futebol não será o mesmo tão cedo. Vamos precisar de tempo, coragem e determinação para superarmos o trauma que essa doença vai deixar. É agora que devemos começar a pensar como recomeçar “ , defendeu.

Na sua óptica, as equipas que estão no topo da classificação vão no regresso das emoções do Girabola Zap procurar manter o mesmo equilíbrio com vista a assegurarem os seus objectivos. O treinador do Sagrada Esperança afirmou , que o regresso do campeonato nacional de futebol da primeira divisão é aguardado por todos com muita expectativa tendo em conta que a convivência no Girabola faz parte das suas vidas.

“O regresso é o que todos nós esperamos e com muita expectativa tendo em conta que a convivência no Girabola é a nossa vida”, ressaltou Roque Sapiri. O técnico declarou que não pensa no pior. Contudo, sublinhou que prefere aguardar com “ fé e esperança por dias melhores “ e defendeu que se viva a experiência de outros países do mundo particularmente os da Europa. “ Não quero pensar no pior. Pois, prefiro aguardar com fé e esperança em dias melhores e vivermos a experiência europeia “, salientou o jovem treinador.

Questionado acerca da atribuição do título da presente edição do Girabola Zap caso as limitações impostas pela pandemia da Covid-19 continuem, Roque Sapiri sugeriu que a Federação Angolana de Futebol (FAF) e os seus associados devem respeitar todas as opiniões e agir sem pressa.
“Temos de agir sem pressa e respeitar as opiniões de todos, porque a decisão deve ser tomada com a participação de toda a família do nosso futebol”, defendeu.

O treinador da Sagrada Esperança afirmou categoricamente que, não gostaria que o título de campeão da presente edição do Girabola Zap, fosse atribuído administrativamente. A mesma posição é extensiva para a Taça de Angola, segunda maior competição da modalidade sob a égide da FAF, que até à suspensão das actividades desportivas já se tinha disputado a primeira mão das meias-finais, onde curiosamente os diamantíferos da Lunda-Norte , venceram no Dundo o Interclube por três bolas a uma. “Não gostaria que o Campeonato fosse definido por decisão administrativa. Essa posição que defendo é extensiva à Taça de Angola”, ressaltou.

O chefe da equipa técnica do Sagrada Esperança avançou que na eventualidade de a situação do novo coronavírus persistir poderá mudar de opinião, mas encara que até ao final de Maio e princípio de Julho deste ano, ainda haverá tempo para as duas competições serem decididas dentro das quatro linhas. “Terei a minha opinião, caso a situação persista, mas acho que até pelo menos finais de Maio em diante, ainda teremos tempo, augura”.

Fonte: Jornal de Angola

 

Classificação

Pos Clube Pts
1 Petro de Luanda Petro de Luanda 57
2 1º de Agosto 1º de Agosto 54
3 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 43
4 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 38
5 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 34
6 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 34
7 Académica do Lobito Académica do Lobito 34
8 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 33
9 Williet S.C Williet S.C 31
10 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 30
11 Kuando Kubango FC Kuando Kubango FC 23
12 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 23
13 Sporting de Cabinda Sporting de Cabinda 22
14 Ferrovia do Huambo Ferrovia do Huambo 21
15 Santa Rita de Cássia FC Santa Rita de Cássia FC 16
16 1º de Maio de Benguela 1º de Maio de Benguela 9
Patrocinador Oficial ZAP
© 2020 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software