Notícias

7 Junho 2018

Militares mantêm crença na revalidação do título

O plantel do 1.º de Agosto retomou ontem os trabalhos de preparação, no Estádio França “Ndalu”, depois da pausa de três dias, tendo em vista o arranque, sábado, da segunda volta do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola ZAP, cujo objectivo passa pela revalidação, pela terceira vez consecutiva, do título de campeão.

Na segunda, a formação militar visita o Progresso Sambizanga, no Estádio Municipal dos Coqueiros, depois de na primeira volta do campeonato terem empatado sem golos. 
Depois de sagrar-se campeão de inverno, o 1º de Agosto reforçou o plantel com dois jogadores da formação, nomeadamente Melano e Gerson, ambos avançados. 
Melano é irmão de Gerson Dala, jogador do Sporting Clube de Portugal, emprestado ao Rio Ave. 
Com 18 e 20 anos, Melano e Gerson são os trunfos do técnico Zoran Macki, para que o 1.º de Agosto se mantenha na liderança até ao fim do campeonato.
“São dois bons jogadores, formados no nosso clube. Tecnicamente evoluídos. Estou convencido de que vão corresponder aos nossos anseios”, garantiu ao Jornal de Angola o treinador sérvio.
Nesta fase crucial, a equipa rubra e negra não pretende largar o comando do Girabola, apesar dos obstáculos que vai ter de enfrentar durante o percurso.
“Vencer jogo após jogo é o objectivo principal, para continuarmos na liderança até ao término. Sabemos dos problemas que vamos encontrar em cada jornada do campeonato”, garantiu o técnico campeão da primeira volta.
Dos 14 jogos disputados, o 1º de Agosto consentiu apenas três golos, sendo a melhor defesa da competição. O ataque constitui preocupação maior, pelo número reduzido de  golos. A média é de um por jogo. Os 14 golos apontados foram da autoria de defesas e médios.
“Estamos a passar por uma fase menos boa. É perfeitamente normal. Acontece com qualquer equipa.Vamos sair desta situação. Não somos os primeiros nem os únicos”, referiu Zoran Macki.

Balanço positivo

Envolvido no campeonato e nas Afrotaças, o 1.º de Agosto teve de se impor, para acabar a primeira volta a frente do campeonato. Dos 42 pontos possíveis, a equipa treinada por Zoran Macki totalizou 31, tendo um registo de nove vitórias, três empates e uma derrota. Os militares assumiram definitivamente a liderança do Girabola na 13.ª jornada, aproveitando a derrota do então líder Interclube diante do Petro de Luanda.
“O balanço é positivo. Concretizamos as nossas pretensões, que passavam pela disputa do primeiro lugar. Não foi fácil. Enfrentámos vá-rias barreiras. Os meus jogadores foram valentes. Quan-
do assim é, temos de felicitar os atletas, direcção e massa associativa”.
Quanto ao nível competitivo patenteado pelas equipas na primeira volta, Zoran Macki considerou proveitoso, apesar da desistência do JGM do Huambo, alegadamente por razões financeiras.”Assistimos a uma primeira volta bastante competitiva, com a disputa no topo e na cauda da classificação. O Interclube teve um desempenho aceitável, liderou da terceira até à 13.ª jornada. A desistência do JGM manchou de certa forma o primeiro turno do campeonato. A FAF teve de retirar pontos às equipas, que venceram e empataram com a formação do Huambo”, lamentou.
No total de 20 jogos disputados, na presente temporada, o 1º de Agosto leva clara vantagem sobre as de-mais equipas do campeonato. (Girabola, nove vitórias, quatro empates e uma derrota), (Afrotaças, quatro vitórias, um empate e igual número de derrotas). Marcou 26 golos e consentiu nove”. Estamos satisfeitos com a prestação da equipa. O grupo cumpriu com a meta traçada antes do início da época, que visava a liderança do campeonato e a qualificação para a fase de grupos da Liga Africana”.
Apesar de ocupar a última posição no Grupo D, com um ponto, o técnico Zoran Macki mostrou-se confiante na passagem para os quartos-de-final.
“Matematicamente, temos hipótese de qualificação. Temos dois jogos decisivos em nossa casa, com o Mbabane Swallows e o Zesco United”, disse bastante optimista.

Fonte: Jornal de Angola

Classificação

Pos Clube Pts
1 1º de Agosto 1º de Agosto 53
2 Petro de Luanda Petro de Luanda 53
3 Kabuscorp Palanca Kabuscorp Palanca 46
4 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 45
5 Académica do Lobito Académica do Lobito 40
6 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 38
7 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 36
8 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 36
9 Sporting de Cabinda Sporting de Cabinda 34
10 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 34
11 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 31
12 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 28
13 Kuando Kubango FC Kuando Kubango FC 25
14 Domant FC Domant FC 25
15 1º de Maio de Benguela 1º de Maio de Benguela 19
16 JGM do Huambo JGM do Huambo 3
Patrocinador Oficial ZAP
© 2018 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software