Notícias

1 Janeiro 1

Militares e sambilas no destaque da abertura

Girabola ZAP

1.º de Agosto e Progresso Sambizanga é o jogo de cartaz da primeira jornada da 40.ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola ZAP, cujo sorteio foi realizado ontem no Complexo Turístico KDS, no Kicuxi, no município de Viana, em Luanda, no final da Assembleia-geral ordinária da Federação Angolana de Futebol (FAF).

A ronda inaugural, que começa a 9 de Fevereiro, reserva ainda os desafios Desportivo da Huíla-Interclube, Domant FC-Sagrada Esperança, Petro de Luanda- Cuando Cubango FC, Recreativo do Libolo-1.º de Maio de Benguela, JGM do Huambo-FC Bravos do Maquis, Sporting de Cabinda-Académica do Lobito e Recreativo da Caála-Kabuscorp do Palanca.
Os desafios 1.º de Agosto-Progresso e Petro de Luanda- Cuando Cubango FC podem ter a  data alterada, devido ao engajamento dos militares do Rio Seco e tricolores do Eixo Viário na disputa das preliminares de apuramento para a fase de grupos das Afrotaças. 
Os encontros da primeira "mão" da Liga dos Clubes Campeões Africanos e da Taça Nelson Mandela estão marcados entre os dias  9 e 11 de Fevereiro.  
Na segunda jornada, o Progresso recebe o Petro no Estádio Municipal dos Coqueiros, enquanto o 1.º de Agosto desloca-se à província de Benguela, onde defronta o 1.º de Maio, e o Sagrada Esperança joga com o Desportivo da Huíla, na cidade do Dundo. Para a mesma ronda, o Interclube enfrenta o Recreativo da Caála, no bairro Rocha Pinto, e o Cuando Cubango encara o Domant FC na cidade de Menongue. O FC Bravos do Maquis recepciona o Recreativo do Libolo na cidade do Luena, ao passo que a Académica do Lobito defronta o JGM do Huambo no estádio do Buraco. 
Para a conclusão da ronda, o Kabuscorp do Palanca desloca-se à cidade do Huambo, onde mede forças com o Recreativo da Caála.  
O clássico do Girabola Zap, entre 1.º de Agosto e Petro de Luanda, disputa-se no mês de Abril, na 10.ª jornada, no Estádio Nacional 11 de Novembro. 
A época futebolística começa no dia 4 de Fevereiro com o desafio da Supertaça entre 1.º de Agosto e Petro de Luanda, às 16h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, no município do Belas, na capital.  


Assembleia-geral
Durante a Assembleia-geral, os associados aprovaram o plano de actividades para 2018, enquanto o orçamento para o próximo ano foi aceite com reservas pelos sócios. No encontro, bastante concorrido, pelas associações provinciais e alguns clubes, foram aprovadas também as alterações ao estatuto do organismo reitor da modalidade. O estatuto da FAF foi discutido e aprovado, devido a uma imposição do organismo reitor do futebol mundial.
Os filiados da Federação Angolana de Futebol (FAF) decidiram retirar na Assembleia-geral os pontos sobre a discussão para aprovação do regulamento de licenciamento de clubes e as alterações do regulamento do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, para o próximo mês de Março.
As associações e os clubes disseram que recepcionaram tardiamente a convocatória do encontro para sua análise, enquanto Fernando Rui Costa argumentou que a documentação foi enviada por correio electrónico com 15 dias de antecedência aos 18 sócios da FAF.  
Mota Liz, presidente da Mesa da Assembleia-geral, lamentou as ausências injustificadas do seu vice-presidente, Leão Chimin, e Kanda Nimi Kassoma (secretária da mesa).   
Na reunião, os associados e os clubes foram informados sobre a distribuição dos diplomas aprovados para a próxima época futebolística.
Os ânimos dos associados exaltaram-se no ponto de diversos com acusações mútuas, onde se falou sobre o caso da arbitragem do jogo entre FC Bravos do Maquis-1.º de Agosto (0-1), disputado no dia 30 de Julho no estádio Jones Kufuna "Mundunduleno", na cidade do Luena, a contar para a 21.ª jornada do Girabola Zap.
Jorge Mário Fernandes, presidente do Conselho Central de Árbitros de Futebol de Angola (CCAFA), propôs à Assembleia Geral um aumento de mais 10 mil kwanzas ao actual prémio de arbitragem.

 

Fonte: Jornal de Angola

Classificação

Pos Clube Pts
1 1º de Agosto 1º de Agosto 57
2 Petro de Luanda Petro de Luanda 57
3 Kabuscorp Palanca Kabuscorp Palanca 47
4 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 45
5 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 41
6 Académica do Lobito Académica do Lobito 41
7 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 38
8 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 37
9 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 36
10 Sporting de Cabinda Sporting de Cabinda 35
11 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 35
12 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 34
13 Kuando Kubango FC Kuando Kubango FC 28
14 Domant FC Domant FC 28
15 1º de Maio de Benguela 1º de Maio de Benguela 22
16 JGM do Huambo JGM do Huambo 3
Patrocinador Oficial ZAP
© 2018 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software