Notícias

6 Outubro 2017

Luta pelo troféu torna escaldante a ponta final

Girabola ZAP

A ponta final do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, promete ser bastante empolgante, principalmente no despique para a conquista do título de campeão, entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, os maiores emblemas desportivos  do país, com 10 e 15 títulos conquistados, respectivamente, em 39 edições.

A faltarem quatro jornadas para o fim do campeonato, os dois colossos do futebol estão numa renhida disputa pela conquista do ceptro. Com 26 jornadas cumpridas, os dois candidatos e arqui-rivais desportivos estão separados por dois escassos pontos, a favor dos militares. Os restantes quatro jogos são encarados pelos duas agremiações como autênticas finais, pois ambas sabem que qualquer deslize pode ser fatal.
Aparentemente, o 1º de Agosto tem tarefas mais complicadas, pois tem pela frente dois  opositores teoricamente ao seu nível, Interclube e Kabuscorp do Palanca, que podem tornar difícil a vida a Dragan Jovic e pupilos. 
Os militares medem forças com os polícias na 27ª jornada, no dia 14 do corrente, e encerra o campeonato diante dos palanquinos, jogos que podem decidir o seu destino.
Mas, pelo meio, tem confrontos com equipas que precisam desesperadamente de pontos, jogos que os militares devem encarar sem sobranceria, sob pena de  hipotecarem as hipóteses de tornarem-se bicampeões nacionais. Até à conclusão da prova, o conjunto do Rio Seco faz todas as partidas em Luanda, sendo dois como anfitrião (Progresso da Lunda-Sul e Kabuscorp) e os outros como visitante (ASA e Interclube). 
As dificuldades dos rubros e negros são mais acrescidas, pelo facto de terem pela frente três dérbis, jogos com características especiais, onde não há favoritos nem vencedores antecipados.

Mais desafogado 

Do lado dos tricolores, a empreitada é aparentemente menos complicada, pois pela frente têm adversários teoricamente menos capazes, sendo que a tarefa mais complicada é a deslocação ao terreno do Sagrada Esperança, na 28ª jornada. O desafio frente aos diamantíferos pode ser decisivo nas contas finais. Beto Bianchi e pupilos são obrigados a contrariar o favoritismo caseiro dos opositores, que ainda não esqueceram, certamente, a humilhação da primeira volta, contundentes 5-1.
Antes recebe na 27.ª jornada o Bravos do Maquis e depois tem a visita do FC Santa Rita (29ª jornada) , para fechar a competição no reduto do 1º de Maio de Benguela, desafios que tem a obrigação de vencer. Mas, os católicos, que já carimbaram o regresso à segunda divisão, já não têm nada a perder, pelo que devem ser levados a sério, para evitar surpresas desagradáveis. 
O mesmo se pode dizer do jogo com os proletários, que estão à procura de um lugar mais consentâneo com o seu estatuto, pelo que vão seguramente oferecer resistência  e não darão os pontos de bandeja.
Com estes condimentos, antevê-se uma ponta final escaldante, com  a incerteza a imperar provavelmente, quanto ao vencedor da competição, até à derradeira jornada, o que aumenta as expectativas dos adeptos semana a semana. 
À entrada da 27.ª jornada, o 1º de Agosto comanda a competição, com 58 pontos, e o Petro de Luanda está na segunda posição, com menos dois.
Renhida vai ser  igualmente a luta pela permanência entre cinco agremiações, casos da Académica do Lobito (27 pontos), ASA (23 pontos), Progresso da Lunda-Sul (23 pontos) e JGM (21 pontos). Uma destas equipas vai fazer companhia ao já despromovido Santa Rita de Cássia.
A Académica do Lobito está mais perto da permanência, bastando-lhe que empate os quatro jogos, ao passo que os restantes são quase obrigados a ganhar todos os jogos para assegurarem a continuidade entre os “grandes” do futebol nacional.

Fonte: Jornal de Angola

Classificação

Pos Clube Pts
1 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 4
2 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 4
3 Petro de Luanda Petro de Luanda 3
4 Kabuscorp Palanca Kabuscorp Palanca 3
5 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 3
6 Sporting de Cabinda Sporting de Cabinda 3
7 Kuando Kubango FC Kuando Kubango FC 3
8 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 3
9 Académica do Lobito Académica do Lobito 3
10 Domant FC Domant FC 3
11 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 2
12 JGM do Huambo JGM do Huambo 1
13 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 1
14 1º de Agosto 1º de Agosto 0
15 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 0
16 1º de Maio de Benguela 1º de Maio de Benguela 0
Patrocinador Oficial ZAP
© 2018 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software