Notícias

27 Novembro 2017

Federação procura fora substituto de Bianchi

Federação Angolana de Futebol

A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) vai optar por um treinador estrangeiro, para assumir o cargo de treinador dos Palancas Negras, afastando a possibilidade de entrada de um angolano, depois da saída de Roberto Bianchi, há uma semana.

O compromisso imediato da Selecção Nacional é a disputa do Campeonato Africano das Nações CHAN, provas reservada a atletas das competições internas, cuja 5ª edição está agendada para o período de 13 de Janeiro a 4 de Fevereiro, no Reino de Marrocos.
O elenco presidido por Artur Almeida e Silva já encontrou o substituto de Roberto Bianchi, mas fecha a sete chaves o seu nome, a ser apresentado provavelmente esta semana, em conferência de imprensa, numa unidade hoteleira de Luanda.
Igor Lazic, ex-treinador da Selecção Nacional Sub-20, é uma das hipóteses cogitadas, visto ter privado muitas vezes com Bianchi, abordando questões ligadas ao treinamento desportivo. O treinador alemão sempre manifestou o interesse de continuar a trabalhar em Angola, depois de ter expirado o vínculo com a Federação.
Contactado pelo Jornal de Angola, Artur Almeida, presidente de direcção da FAF, garantiu que o próximo treinador dos Palancas Negras é estrangeiro, sem colocar de parte a competência dos nacionais: “No país temos bons treinadores e de fazer inveja. Não tenhamos dúvidas. Opções são opções. Espero que respeitem”.

Pressão da ansiedade 
Os adeptos do futebol estão ansiosos, à espera do escolhido da FAF, já que está fora de hipótese a contratação de um técnico angolano. Antes de Artur Almeida esclarecer as dúvidas, na lista dos possíveis técnicos a contratar perfilavam nomes como Oliveira Gonçalves e João Machado.
Ambos estão inactivos e têm créditos firmados no marcado nacional. Oliveira Gonçalves levou a equipa nacional ao Mundial da Alemanha'2006 e a duas fases finais do CAN, Egipto'2006 e Gana'2008.
O decano dos técnicos nacionais é uma biblioteca em matéria de treinamento desportivo e orientou muitas equipas do Girabola, casos da Eka do Dondo, Académica do Lobito, ASA, Sagrada Esperança e Progresso Sambizanga, além de ter sido campeão como treinador-adjunto do 1º de Agosto.
Em declarações ao Jornal de Angola, Oliveira Gonçalves desmentiu qualquer interesse da instituição federativa, apesar de ser um treinador livre. “Nunca fui contactado. Por isso não tenho muito a comentar”, disse laconicamente.
Caso a direcção da FAF manifestasse o desejo, o antigo treinador dos Palancas Negras referiu que primeiro teria de analisar o convite. “Esta seria a primeira posição. Logo a seguir apresentaria a proposta de trabalho”, disse o treinador, sublinhando que a saída de Roberto Bianchi não o surpreendeu.
“A FAF não foi inteligente. Penso que errou ao contratar o técnico Roberto Bianchi. O Petro é uma equipa que participa em todas as provas com o objectivo de vencer”, argumentou.
Na competição africana Angola figura no Grupo D, juntamente com os Camarões, Burkina Faso e Congo Brazzaville. A Selecção Nacional estreia-se no dia 16, diante do burquinabes, depois enfrenta os camaroneses, a 20, e fecha no dia 24, frente aos congoleses.
Os Palancas Negras competem pela terceira vez na prova, depois do vice-campeonato alcançado no Sudão, sob o comando de Lito Vidigal, em 2011. No ano passado a Selecção Nacional não passou da primeira fase, no Ruanda, com José Kilamba na liderança.

 

Fonte: Jornal de Angola

Classificação

Pos Clube Pts
1 1º de Agosto 1º de Agosto 65
2 Petro de Luanda Petro de Luanda 62
3 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 53
4 Kabuscorp Palanca Kabuscorp Palanca 50
5 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 48
6 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 48
7 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 41
8 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 41
9 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 41
10 1º de Maio de Benguela 1º de Maio de Benguela 40
11 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 33
12 Progresso da Lunda Sul Progresso da Lunda Sul 32
13 Académica do Lobito Académica do Lobito 30
14 JGM do Huambo JGM do Huambo 30
15 ASA ASA 26
16 Santa Rita de Cássia FC Santa Rita de Cássia FC 20
Patrocinador Oficial ZAP
© 2017 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software