Notícias

3 Abril 2020

FAF afasta decisão do título do campeonato na secretaria

A Federação Angolana de Futebol (FAF) não prevê, para já, a criação de cenários que permitam a atribuição antecipada do título do Girabola Zap, caso as autoridades de Saúde decidam prolongar as medidas de prevenção contra a pandemia do Covid-19. Quem o diz é Rui Costa, secretário-geral do órgão reitor da modalidade no país.

De acordo com Rui Costa, a actual situação recomenda aos agentes desportivos alguma ponderação, em virtude de estar em vigor o Estado de Emergência, decretado pelo Presidente da República, e por não existir um horizonte temporal para o retorno do país à normalidade. "É extemporâneo analisar esta vertente. Estamos a cumprir 15 dias que poderão ser ou não prorrogados. Devemos, no mínimo, aguardar por este tempo", disse, de forma lacónica, o secretário-geral da FAF, em conversa mantida com o Jornal de Angola, via WhatsApp.
Instado a comentar a possibilidade de a federação ser obrigada a antecipar o campeão, por intermédio de uma finalíssima entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, dupla privilegiada na discussão do título, Rui Costa afastou a probabilidade de a FAF decidir sozinha.
"Estas decisões não se tomam de forma isolada", disse, categórico, deixando transparecer a ideia de que qualquer medida proveniente da federação, sobre o futuro do Girabola Zap e de outros campeonatos sob a sua égide, como a Segunda Divisão, dependerá igualmente de uma comunicação oficial das instituições de Saúde ou do Executivo, sobre as incidências da pandemia no país.
Suspenso desde o passado dia 21 de Março, após alguns jogos à porta fechada, na sequência do despacho exarado pelo Ministério da Juventude e Desportos, a ordenar a interrupção de todas as actividades desportivas e treinos no país, o desfecho do Girabola Zap 2019/2020 tem suscitado enorme ansiedade por parte dos aficcionados da modalidade.
Disputadas que estão 25 jornadas, persiste a indefinição em relação ao provável campeão. O Petro de Luanda lidera o campeonato, com 54 pontos, seguido do 1º de Agosto, com 51, embora com menos um jogo. Na próxima ronda (26ª), militares e tricolores defrontam-se para o desafio mais aguardado da época e que pode decidir o título.

Fonte: Jornal de Angola

 

Classificação

Pos Clube Pts
1 Petro de Luanda Petro de Luanda 57
2 1º de Agosto 1º de Agosto 54
3 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 43
4 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 38
5 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 34
6 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 34
7 Académica do Lobito Académica do Lobito 34
8 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 33
9 Williet S.C Williet S.C 31
10 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 30
11 Kuando Kubango FC Kuando Kubango FC 23
12 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 23
13 Sporting de Cabinda Sporting de Cabinda 22
14 Ferrovia do Huambo Ferrovia do Huambo 21
15 Santa Rita de Cássia FC Santa Rita de Cássia FC 16
16 1º de Maio de Benguela 1º de Maio de Benguela 9
Patrocinador Oficial ZAP
© 2020 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software