Notícias

28 Dezembro 2018

Desportivo da Huíla assume liderança

A equipa do Desportivo da Huíla assumiu a liderança do Girabola, ao derrotar ontem o Progresso Sambizanga, por 1-0, no Estádio dos Coqueiros, em desafio de antecipação à nona jornada, totalizando 16 pontos.

Os minutos iniciais foram caracterizados pelo equilíbrio, com os dois conjuntos focados nas suas ideias de jogo. A jogar na condição de visitante, o técnico Mário Soares apresentou um Desportivo da Huíla versátil e a fazer o jogo pelo jogo, porque sentia que o Progresso Sambizanga estava perfeitamente ao seu alcance. Mário Soares montou uma estratégia que dificultou ao máximo o jogo ofensivo da equipa caseira. O Progresso experimentou sérias dificuldades, para sair a jogar com a bola controlada de trás para a frente.  Durante a primeira parte, a formação sambila beneficiou apenas de uma oportunidade para adiantar-se no marcador, por intermédio de Chilo, decorridos 25 minutos. O avançado do Progresso permitiu a defesa do guarda-redes N\'dulo.
Daí em diante, a equipa de Guilherme de Sousa \"Matateu\" pouco ou nada fez para estar em vantagem no placar. A actuarem com dois atacantes, Leonel e Razak, os \"militares\" da Região Sul obrigaram os \"sambilas\" a baixarem as suas linhas, para evitar que o Desportivo se adiantasse no marcador. 
Assistiu-se a uma primeira parte com as melhores ocasiões de golo a pertencerem aos comandados de Mário Soares. No regresso dos balneários, as equipas surgiram mais esclarecidas, de modo a alterarem a história de jogo. Os técnicos apostaram no tudo ou nada, porque  não estavam nada satisfeitos com o desenrolar dos acontecimentos.
Apoiados pelos seus adeptos, os sambilas procuravam a todo o custo o golo inaugural, através de jogadas ensaiadas, mas Yano e Chilo revelaram-se bastante perdulários. Aos 51 minutos,Yano não aproveitou da melhor forma uma oferta do guarda-redes N\'dulo, com a bola a embater no poste.
Apesar do ascendente do Progresso, o Desportivo não alterou as suas ideias de jogo, porque perseguia a segunda vitória fora de portas. Mário Soares tinha um trunfo na \"cartola\", para sair de Luanda com os três pontos na bagagem. O garoto Malamba saltou do banco para marcar o único golo do desafio, aos 93 minutos.
A vitória do Desportivo nunca esteve em causa, pois foi a equipa que mais deu nas vistas durante a contenda.

Saurimo FC perde pontos na secretaria

O Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Futebol (FAF) aplicou falta de comparência ao Saurimo FC, pelo facto de não ter jogado quarta-feira na cidade do Huambo frente ao Recreativo da Caála, em desafio de acerto à sexta jornada do Girabola. 
Inicialmente agendado para o dia 12 do corrente, a formação da Lunda-Sul solicitou o adiamento do jogo, alegando dificuldades de transportação, o que obrigou o Conselho Técnico Desportivo da FAF a remarcar novamente o encontro.
O Saurimo FC não fez qualquer comunicação à FAF e ao Recreativo da Caála sobre a ausência de quarta-feira. Daí a razão da derrota averbada na secretaria.\"O jogo não realizado, sem qualquer comunicação da equipa visitante, dá direito a falta de comparência. O Saurimo não informou ao Recreativo da Caála, nem tão pouco à Federação e ao trio de arbitragem\", lamentou ao Jornal de Angola, Jeremias Simão, presidente do Conselho Técnico Desportivo da FAF.
Se a formação da Lunda-Sul  perder mais duas partidas por falta de comparência é desqualificada da competição e fica impedida de competir oficialmente durante duas épocas. O Saurimo FC está a enfrentar uma situação financeira caótica, o que motivou o treinador Kito Ribeiro e sete jogadores a deixarem a colectividade.

Fonte: Jornal de Angola

Classificação

Pos Clube Pts
1 1º de Agosto 1º de Agosto 44
2 Petro de Luanda Petro de Luanda 37
3 Kabuscorp Palanca Kabuscorp Palanca 35
4 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 35
5 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 29
6 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 28
7 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 27
8 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 25
9 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 24
10 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 22
11 Santa Rita de Cássia FC Santa Rita de Cássia FC 19
12 Académica do Lobito Académica do Lobito 19
13 ASA ASA 18
14 Sporting de Cabinda Sporting de Cabinda 18
15 Kuando Kubango FC Kuando Kubango FC 17
16 Saurimo FC Saurimo FC 13
Patrocinador Oficial ZAP
© 2019 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software