Notícias

28 Janeiro 2019

Dérbi entre petrolíferos e sambilas

Petro de Luanda e Progresso Sambizanga jogam amanhã, às 16h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro, na capital, para a abertura da 15ª e última jornada da primeira volta do Campeonato de Futebol da I Divisão, Girabola.

Na ronda, realce também para o desafio entre 1º de Agosto e Kabuscorp do Palanca, no próximo domingo à tarde no mesmo recinto.


Na partida de abertura, os tricolores, que assumem teoricamente o favoritismo vão procurar certamente dar sequência a senda de bons resultados para reduzir a desvantagem pontual na discussão pelo topo da classificação.  

 
O Petro encontra-se na quarta posição do Girabola, com 24 pontos e menos três jogos, enquanto o Progresso é quinto com 22, em 14 partidas disputadas.


A equipa do Eixo Viário, treinada por Beto Bianchi, joga com os sambilas, mas com o pensamento virado para as Afrotaças. Para o jogo frente a um dos clubes mais antigos da capital angolana, Beto Bianchi deve fazer algumas mexidas no  plantel para poupar alguns jogadores devido à deslocação à cidade de Argel, Argélia, onde vai defrontar o Nasr Hussein Dey.


Por seu turno, o objectivo dos sambilas é dar continuidade aos resultados que têm alcançado na competição.


Em claro ascendente desde a 10ª jornada os comandados de Ricardo Teixeira, estão determinados a prolongar ao máximo os registos alcançados frente aos aviadores com os quais empataram a 0-0, depois seguiu-se um triunfo por 1-0, diante da Santa Rita de Cássia e voltou a vencer a Académica do Lobito, por 2-0, no Estádio do Buraco.


Na 13ª jornada, o Progresso empatou a uma bola com o Cuando Cubango FC, no Estádio dos Eucaliptos, na cidade do Cuito, na província do Bié.
Na ronda anterior, a formação do Sambizanga venceu o Recreativo do Libolo, por 1-0, no Estádio Municipal dos  Coqueiros. 


Na condição de anfitriões, os tricolores têm levado quase sempre vantagem nos confrontos directos com os sambilas.


Em perspectiva antevê-se um bom jogo sobretudo por se tratar de equipas que quando se encontram procuram proporcionar um bom espectáculo, proporcionado muito por conta do grau de rivalidade existente entre ambas. 


O desafio foi antecipado pela Federação Angolana de Futebol (FAF), devido ao encontro entre o Petro e o Nasr Athletic Hussein Dey, no próximo domingo, às 20h00, no Estádio 5 de Julho 1962, em Argel, para a primeira jornada do Grupo D da Taça Nelson Mandela. 


Os petrolíferos têm jogos por disputar contra o Sagrada Esperança, marcado para 6 de Fevereiro, Sagrada Esperança, na cidade do Dundo, a contar para a sexta jornada. A 10 de Fevereiro defronta o 1º de Agosto, para acerto da oitava ronda, em Luanda.


Para concluir os jogos em atraso devido à disputa das eliminatórias de apuramento à fase de grupos da Taça Nelson Mandela, os tricolores jogam com o Desportivo da Huíla no dia 16 de Fevereiro, às 16h00, também em Luanda.  

 

Fonte: Jornal de Angola

Classificação

Pos Clube Pts
1 1º de Agosto 1º de Agosto 33
2 Petro de Luanda Petro de Luanda 30
3 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 28
4 Kabuscorp Palanca Kabuscorp Palanca 25
5 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 22
6 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 20
7 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 18
8 Santa Rita de Cássia FC Santa Rita de Cássia FC 18
9 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 17
10 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 17
11 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 17
12 Académica do Lobito Académica do Lobito 15
13 ASA ASA 15
14 Sporting de Cabinda Sporting de Cabinda 15
15 Saurimo FC Saurimo FC 13
16 Kuando Kubango FC Kuando Kubango FC 11
Patrocinador Oficial ZAP
© 2019 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software