Notícias

29 Abril 2019

1º de Agosto goleia Maquis e foge da pressão petrolífera

A equipa do 1º de Agosto, tri-campeã nacional, goleou ontem o FC Bravos do Maquis, por 3-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em jogo referente à 28ª jornada do Girabola 2018/19, reforçando deste modo a liderança da competição, agora com 61 pontos.

Obrigada a ganhar para manter a diferença de quatro pontos sobre o segundo classificado, a formação militar entrou forte e procurou nos minutos iniciais estar em vantagem no desafio.
A jogar no 4-4-2 clássico, Dragan Jovic deixou no banco, por opção técnica, o goleador Mabululu e colocou de início o brasileiro Aquino. Em consequência do maior volume de jogo, o campeão angolano abriu o activo, por intermédio do central Bobó, na sequência de um canto, decorridos 14 minutos. Mais esclarecido no terreno, o 1º de Agosto manteve o “pé no acelerador”, com o objectivo de ampliar o resultado. Aos 18 minutos, o árbitro António Dungula anulou um golo claro de Ary Papel, por alegado fora-de-jogo. Aliás, o juiz foi vezes sem conta traído pelo assistente do lado da tribuna. 
Confiante nos três pontos, a equipa rubra e negra não cruzou os braços e procurou dilatar o placar no segundo tempo. Com a entrada de Buá, depois da saída de Aquino, o meio campo do Maquis desapareceu no jogo. Num passe de morte de Nelson da Luz, Buá fez um golo de letra, aos 83 minutos. Nos descontos, o 1º de Agosto fechou a contagem, por intermédio de Ary Papel, aos 93'. O médio militar foi determinante para a conquista dos três pontos. O guardião Agostinho do Maquis, com uma grande exibição, evitou que o adversário conseguisse um resultado mais volumoso.
Na disputa pela manutenção, a Académica do Lobito foi incapaz de vencer o Recreativo do Libolo, ao empatar a um golo, no Estádio do Buraco. Com este empate, a Académica mantém a 12ª posição, agora com 29 pontos. O Libolo ascende ao oitavo lugar, com 37. O Progresso Sambizanga derrotou o Cuando Cubango FC, por 3-1, no Estádio dos Coqueiros, subindo ao quarto lugar da classificação, com 40 pontos. A formação do Menongue continua na 15ª posição, com 23 pontos, e está cada vez mais perto da descida. Desportivo da Huíla e Sporting de Cabinda não jogaram, já que a formação leonina não viajou para a cidade do Lubango, alegando dificuldades de transportação.

Petro continua à espera de deslize do líder

Dois empates e outras tantas vitórias, fora de portas e caseira, marcaram no sábado o arranque da antepenúltima jornada do campeonato. Na deslocação à cidade do Uíge, o Petro de Luanda manteve a passada vitoriosa e a perseguição ao líder, ao derrotar o Santa Rita de Cássia, por 1-0, no Estádio 4 de Janeiro. 
Depois do triunfo sobre os "católicos", os " tricolores do Eixo Viário" relançam a luta pelo título, uma vez que têm mais três desafios por realizar, diante do Saurimo FC, referente à 18ª jornada (esta quarta-feira), na Lunda-Sul, Académica do Lobito ( 29ª no 11 de Novembro) e Progresso Sambizanga (30ª) no Estádio dos Coqueiros. Já o 1º de Agosto desloca-se à província do Bié, onde defronta o Cuando Cubango FC, fechando o campeonato frente ao Kabuscorp do Palanca, nos Coqueiros.
A realizar uma das piores épocas de sempre, o ASA venceu o Saurimo FC, por 1-0, no Estádio dos Coqueiros, quebrando uma série de dez jogos sem ganhar no campeonato. Com este resultado, a formação aviadora reforça a disputa pela permanência na maior festa futebolística do país, estando na 12ª posição, com 25 pontos.
Na eventualidade de vencer os dois últimos encontros, a equipa de José Dinis pode chegar aos 31, mas fica dependente de terceiros para garantir a continuidade na competição. No Estádio 22 de Junho, Interclube e Recreativo da Caála (1-1), tal como o Kabuscorp do Palanca e Sagrada Esperança, nos Coqueiros.

Fonte: Jornal de Angola

Classificação

Pos Clube Pts
1 Petro de Luanda Petro de Luanda 57
2 1º de Agosto 1º de Agosto 54
3 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 43
4 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 38
5 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 34
6 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 34
7 Académica do Lobito Académica do Lobito 34
8 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 33
9 Williet S.C Williet S.C 31
10 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 30
11 Kuando Kubango FC Kuando Kubango FC 23
12 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 23
13 Sporting de Cabinda Sporting de Cabinda 22
14 Ferrovia do Huambo Ferrovia do Huambo 21
15 Santa Rita de Cássia FC Santa Rita de Cássia FC 16
16 1º de Maio de Benguela 1º de Maio de Benguela 9
Patrocinador Oficial ZAP
© 2020 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software