Notícias

1 Março 2018

1º de Agosto deixa pontos na armadilha do Progresso

A entrada em cena do 1º de Agosto na 40ª edição do Campeonato de Futebol da I Divisão, Girabola Zap, ontem no Estádio Nacional 11 de Novembro, não passou da igualdade sem golos diante do Progresso Sambizanga, na partida que fechou a jornada inaugural da prova.

O amplo favoritismo dos militares do Rio Seco, bicampeões nacionais que tiveram um incremento motivacional, por terem recebido minutos antes do jogo o cheque correspondente ao título, bem como o troféu, esbarrou na fortaleza defensiva montada por Hélder Teixeira, que soube resguardar a sua baliza sem perder critério e qualidade na posse da bola.
Pelo factor casa e o andamento competitivo resultante das duas partidas disputadas na eliminatória de apuramento para a fase de grupos das Ligas dos Campeões, na qual despachou com vincada supremacia o Platinum FC do Zimbabwe, por claros 5-1 no agregado, fruto das vitórias de 3-0 em Luanda e 2-1 em Zvishavane, competia à formação rubra e negra justificar em campo as credenciais de detentor do ceptro e candidato assumido à revalidação.
A prática mostrou um 1º de Agosto muito distante da equipa sagaz no ataque à estrutura defensiva contrária, talvez por não ter amadurecido o suficiente o seu  “Plano B”, assente na ausência de Dany Massunguna, Natael, Paizo, Buá, Geraldo e Nelson Luz,  jogadores castigados pela Federação, por terem ficado ausentes dos trabalhos da Selecção Nacional. 
Mas o filme do jogo obriga a destacar a postura adoptada pelo Progresso, sempre a apontar para a baliza do “gigante” avisado da necessidade de evitar esticar a corda em demasia, sob pena de ser surpreendido num contra-ataque. Aliás, Neblú foi obrigado a abandonar os postes e travar em falta uma acção prometedora dos sambilas.
O sucesso da estratégia de Hélder Teixeira começou a ganhar forma na correlação de forças no meio campo. O trio formado por Cuca, Além e Megue, apoiado nos flancos pelos movimentos em diagonal interior de Balakai e Maria Pia, conseguiu equilibrar a disputa na “casa das máquinas”, enquanto Show, Ibukun e Mongo se revelaram pouco efectivos no lançamento do jogo ofensivo.

Fuga pelos flancos
As incursões pelos corredo-res laterais foi a alternativa encontrada pelos militares ao congestionamento do centro do terreno. Porém, apenas Isaac conseguia pisar terrenos ofensivos, na ala direita, porque na esquerda Guelor, avançado adaptado à defesa, destapou as carências dos bicampeões, sem Natael.
De forma recorrente, sobretudo no segundo tempo, Mongo alçou bolas para área, a solicitar a intervenção de Jacques, quase sempre superado pela estrutura defensiva do Progresso, que deixou tranquilo o guarda-redes Titi, a quem a equipa técnica terá orientado a quebra do ritmo de jogo com simulacros de lesões.
Apesar do desperdício de pontos, a estreia dos militares teve uma nota digna de realce. O baptismo de Cirilo, talento lapidado nas escolas dos rubros e negros, que justificou a aposta de Zoran Maki, com incursões pelo flanco direito que deixaram em desassossego os defensores contrários, várias vezes obrigados a recorrer ao contacto físico mais próximo da violência. Pelo que mostrou, tem condições para vingar nos seniores, depois de ter sido brilhante nos escalões inferiores. A Zap entregou um cheque simbólico no valor de trinta e quatro milhões e quatrocentos mil kwanzas.

Fonte: Jornal de Angola

Classificação

Pos Clube Pts
1 1º de Agosto 1º de Agosto 13
2 Petro de Luanda Petro de Luanda 11
3 Progresso de Sambizanga Progresso de Sambizanga 9
4 Interclube de Luanda Interclube de Luanda 8
5 FC Bravos do Maquis FC Bravos do Maquis 7
6 Sagrada Esperança Sagrada Esperança 7
7 Recreativo do Libolo Recreativo do Libolo 6
8 Desportivo da Huíla Desportivo da Huíla 6
9 ASA ASA 5
10 Kuando Kubango FC Kuando Kubango FC 5
11 Kabuscorp Palanca Kabuscorp Palanca 5
12 Académica do Lobito Académica do Lobito 5
13 Santa Rita de Cássia FC Santa Rita de Cássia FC 4
14 Sporting de Cabinda Sporting de Cabinda 4
15 Saurimo FC Saurimo FC 4
16 Recreativo da Caála Recreativo da Caála 4
Patrocinador Oficial ZAP
© 2018 Girabola ZAP. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por

Bitmaker Software